A Socorte e a Retrosaria Online Metro ao Quadrado são revendedores de agulhas para máquinas de costura industriais da Groz-Beckert.
Conhecimento do produto
Estrutura de uma agulha de máquina de costura
A agulha é uma das principais partes de uma máquina de costura, porque sem ela a máquina não poderia costurar. A tarefa da agulha é perfurar os materiais a serem costurados, inserindo a linha de costura e, com isso, unindo as peças entre si. O ponto é formado entre a agulha e a lançadeira ou entre a agulha e as linhas da bobina. Como as máquinas de costura industriais executam até 10.000 pontos por minuto, as agulhas de máquinas de costura precisam ser fabricadas com altíssima precisão para garantir a segurança do processo durante as costuras.
As agulhas de máquinas de costura existem em diversos formatos e modelos para a utilização em diversos tipos de máquinas para diferentes aplicações e tipos de ponto.
Basicamente existem dois tipos básicos diferentes entre as agulhas de máquina de costura:
- Agulhas retas para pontos corrente e pespontos
- Agulhas curvas para máquinas de ponto invisível e overlocks
Além disso, as agulhas são diferenciadas por meio da quantidade de ranhuras longas. Agulhas de pesponto têm sempre somente uma ranhura longa, as agulhas de ponto corrente, em sua maioria, duas.
Estrutura e forma de observação de uma agulha para máquina de costura
Quando se olha uma agulha, olha-se sempre do cabo para a ponta, onde a ranhura longa deve estar embaixo. Com isso determina-se na agulha as direções: em baixo, em cima, direita ou esquerda. Na inserção dos ângulos, a ranhura longa está em 0º, os dados graduais aume
ntam no sentido anti-horário. Isto significa que o lado direito está em 90° e a parte superior, em 180°, e assim por diante. Cada agulha pode ser dividida em duas partes. Quando se olha para o cabo com a junção cônica, vê-se a parte de fixação. Na parte frontal, a parte operacional (de trabalho) é composta pela haste e a ponta da agulha.
Cabo (Shank)
O cabo estende-se de sua ponta até o começo da junção cónica. Na maioria dos sistemas de agulhas, o diâmetro do cabo permanece constante, independente da espessura da agulha. Em alguns sistemas, o diâmetro do cabo muda gradualmente, dependendo da espessura da agulha. Na máquina de costura, o cabo é tomado pela haste da agulha (furo ou fixador), e fixado normalmente, por um parafuso.
Além disso, no cabo é gravada a espessura da agulha, assim como o símbolo do fabricante da mesma.
O diâmetro e o comprimento e eventualmente um formato especial do cabo são determinados pela máquina de costura. Assim, existem os seguintes formatos:
- Cabos arredondados
- Cabos aplanados
- Cabos com pino
- Cabos com ranhura
- Cabos com entalhe
- Cabos com rosca
- Cabos chanfrados
Os dois formatos de cabo mais importantes são os cabos arredondados e os aplanados, onde os arredondados são os mais frequentes.
Junção cónica (Cone)
Junção cónica é a seção intermediária entre o cabo e a haste. O comprimento da junção cônica depende da relação entre o diâmetro do cabo e da haste e entre o ângulo ou raio da junção cónica.
Haste (Blade)
Haste é a parte da agulha entre o fim da junção cônica e o início do olho. Aqui também existem diferentes formatos, dependendo do tipo de fabricação.
Ranhura longa (Long groove)
A ranhura longa estende-se do fim do cabo até o início do olho. Ela está sempre voltada para a direção da passagem da linha e, na maioria dos casos, tem a mesma largura do olho. Quando a agulha perfura o tecido, a ranhura longa protege a linha de costura contra uma fricção muito alta.
Ranhura curta (Short groove)
A ranhura curta fica localizada em frente à ranhura longa e, com isso, está sempre voltada na direção da lançadeira. Ela protege a linha superior também do excesso de fricção no material de costura, especialmente nas máquinas de ponto corrente.
Rebaixo (Scarf)
O rebaixo é uma depressão em forma de calha na agulha, o qual possibilita a livre movimentação da lançadeira para permitir uma laçada segura. A profundidade do rebaixo é a distância entre o diâmetro da haste e a parte mais profunda do rebaixo.
Olho (Eye)
O olho é a abertura na haste da agulha, pelo qual a linha é passada. Como as linhas de uma agulha de pesponto deslizam entre 40 a 70 vezes pelo olho até que uma peça de costura esteja costurada, o início e o final do olho, assim como sua superfície, precisam estar bem arredondados e polidos.
Ponta (Point)
A ponta da agulha estende-se do início do olho até o final da agulha. A posição pode ser cêntrica ou excêntrica.